Medicina Tradicional Chinesa/ Acupuntura

Considerada uma medicina milenar, tem a sua fundamentação numa estrutura teórica e sistema de diagnóstico próprio, tendo como base a observação de todos os fenómenos da Natureza. Os princípios fundamentais da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) incluem o estudo da relação “Yin/Yang”, da Teoria dos Cinco Elementos e da Teoria dos Meridianos Energéticos.
É uma Medicina que trata o corpo como um todo, não separando o físico do emocional. Procura não apenas tratar os sintomas, mas também identificar e tratar as causas das doenças.

Acupuntura

Após um diagnóstico baseado nos ensinamentos clássicos da MTC, o tratamento por acupuntura consiste na inserção de agulhas filiformes em locais específicos do corpo. Esses locais anatómicos (acupontos) distribuem-se ao longo de vias energéticas denominadas meridianos, que ao serem estimulados, possibilitam equilibrar as funções fisiológicas corporais, obtendo-se assim o efeito terapêutico desejado.

Indicações;

  • Dor (patologias da coluna vertebral, dor ciática, cefaleias, dor pós traumática ou decorrente de cirurgia...)
  • Problemas neurológicos (enxaqueca, neuralgias, sequelas de acidente vascular encefálico, epilepsia , neuralgia do trigémeo ...)
  • Afecções do sistema respiratório (bronquite asmática, tosse crónica, doença pulmonar obstrutiva crónica...)

  • Afecções do sistema digestivo (obstipação, dor gástrica, úlcera, gastrite crónica,refluxo, doença de Crohn , doença inflamatória intestinal, náusea...)
  • Afecções Urogenitais (incontinência urinária, cólicas renais, impotência, prostatite , infertilidade...)
  • Afecções ginecológicas (dismenorreia, amenorreia, infertilidade, endometriose, ovário policístico ...)

  • Afecções Cardiovasculares (hipertensão, hipotensão, angina de peito... )
  • Outras patologias (depressão, ansiedade, esquizofrenia, tabagismo, dependência de drogas, Síndrome de Méniere, zumbido, artrite reumatóide, hiper ou hipotiroidismo, artroses, afecções do sistema músculo-esquelético...)

ACUPUNCTURE: REVIEW AND ANALYSIS OF REPORTS ON CONTROLLED CLINICAL TRIALS

Fitoterapia

Prescrição de medicação natural, tendo como base os princípios da Medicina Tradicional Chinesa.


Dietética:

Os alimentos, na conceção da MTC, constituem um dos fatores mais importantes na manutenção e conservação da saúde. A partir de um entendimento da interação dos alimentos com o corpo, a MTC elaborou um conjunto de conselhos dietéticos para que as pessoas usufruam da melhor forma do que a natureza lhes oferece.


Massagem Tui-ná:

Terapia manual na qual, técnicas específicas são usadas para estimular os acupontos ou outras localizações anatómicas corporais, com vista a equilibrar as funções do organismo.